Sócio em contratos de tecnologia, proteção de dados e propriedade intelectual. Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), onde pesquisou machine learning e proteção de dados; LL.M.  pela Universidade de Munique, em parceria com o Instituto Max-Planck, onde estudou a responsabilidade civil de sistemas de inteligência artificial; graduado em Direito pela USP. Já foi pesquisador em Privacidade e Vigilância no InternetLab e em direito e inteligência artificial no Lawgorithm.

Antes de empreender em seu próprio escritório, Enrico advogou em proteção de dados, tech law e propriedade intelectual no Trench, Rossi e Watanabe Advogados e no Baptista Luz Advogados. Hoje, coordena procedimentos de adequação à LGPD de dezenas de pequenas a médias empresas. Já chegou a trabalhar nas discussões para formulação da própria LGPD, além de questões de proteção de dados de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Já foi professor em direito digital e proteção de dados no Data Privacy Brasil, além de palestrante sobre o tema em diversas instituições públicas e privadas. Participou e coordenou vários grupos de estudo em direito digital, inclusive como consultor de uma tese de doutorado em direitos autorais pela Universidade de Stanford.

Publicações relacionadas

Proteção de dados e IA – Data Privacy Brasil

Palestra do sócio Enrico Roberto sobre proteção de dados e IA, proferida no Summit Data Privacy Brasil.

Leia mais

El País – responsabilidade civil de IA

Matéria publicada no El País pelo sócio Enrico Roberto e o advogado Marcelo Frullani sobre responsabilidade civil da IA.

Leia mais

O Marco Legal da Inteligência Artificial e sua agência reguladora

Entrevista do sócio Enrico Roberto para a Integridade ESG sobre o Marco Legal da Inteligência Artificial e sua agência reguladora

Leia mais